Desemprego nos EUA recua para 4,2% em novembro

Foram criados 210 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado. Mulher entra em loja ao lado de uma placa anunciando vagas de emprego na Times Square em Nova York, EUA
Eduardo Munoz/Reuters
Os Estados Unidos criaram 210 mil postos de trabalho em novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Departamento do Trabalho do país.
“Ganhos notáveis ocorreram em serviços e negócios profissionais, transportes e armazenagem, construção e manufatura”, apontou o departamento em nota. “O emprego no comércio varejista recuou ao longo do mês”.
Desemprego nos EUA – novembro/21
Economia g1
Com o resultado, desemprego no país recuou para 4,2% – ainda, entretanto, acima da taxa de 3,5% registrada antes da pandemia da Covid-19. O número de desempregados foi estimado em 6,9 milhões, também acima dos 5,7 milhões de fevereiro de 2020.
Ainda que piores do que no período pré-pandemia, ambos indicadores estão ‘consideravelmente abaixo’ dos picos atingidos durante a recessão do ano passado – em abril de 2020, a taxa de desemprego chegou a 14,7%, enquanto o número de desempregados superou os 23 milhões.