Sistemas da ANP seguem fora do ar após tentativa de ataque; agência não divulga preços de combustíveis

Já são duas semanas seguidas sem a divulgação da pesquisa de preços de combustíveis realizada pela ANP. Agência informou que os sistemas foram retirados do ar como medida de segurança, para avaliação dos riscos. Após uma tentativa de ataque cibernético, os sistemas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) seguem fora do ar – dentre eles o levantamento semanal de preços.
Já são duas semanas seguidas sem a divulgação da pesquisa de preços de combustíveis realizada pela ANP. O levantamento costuma ser divulgado às sextas-feiras.
Sistemas da ANP seguem fora do ar após tentativa de ataque
Marcelo Brandt/G1
Em nota enviada na semana passada, a agência informou que os sistemas foram retirados do ar como medida de segurança, para avaliação dos riscos.
Nesta quinta-feira (11), a ANP disse em nota que segue “tomando todas as providências para o retorno dos seus sistemas o mais rápido possível”. “O trabalho está sendo feito de forma criteriosa, para que a retomada ocorra com segurança”, diz a nota.
Na última pesquisa divulgada, a ANP mostrou que os preços dos combustíveis recuaram nos postos do país. O valor do litro da gasolina atingiu o menor patamar em mais de um ano.
Initial plugin text
Queda nos preços
A redução dos combustíveis sente o efeito da limitação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada pelos estados depois que foi sancionado o projeto que cria um teto para o imposto sobre itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que impede que os estados cobrem taxa superior à alíquota geral que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade. Até então, os combustíveis e outros bens que o projeto beneficia eram considerados supérfluos e pagavam, em alguns estados, até 30% de ICMS.
Além disso, nas últimas semanas, a Petrobras tem reduzido o preço de venda dos combustíveis para as refinarias. No fim de julho, a estatal reduziu duas vezes o preço do litro da gasolina.
Nesta sexta-feira, a Petrobras também reduziu o preço do diesel vendido às distribuidoras. O litro do diesel passou a ser vendido a R$ 5,19, uma redução de R$ 0,22, ou 4,07%. Foi a segunda queda seguida anunciada no preço do diesel, após uma trajetória de alta que vinha desde julho de 2021: na semana passada, o valor do litro do combustível foi reduzido em 3,57%.
Em junho, os preços do litro do diesel e da gasolina alcançaram os maiores valores nominais pagos pelos consumidores para os combustíveis desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004.